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Ninguém merece lidar com dores nos ossos e articulações… Independentemente da idade, esse tipo de problema é sempre insuportável.

Aqueles que precisam se movimentar muito durante todo o dia acabam sofrendo ainda mais, como atletas e profissionais que trabalham em pé ou carregando peso.

A dor pode ser tão intensa que é necessário parar por alguns instantes. E se há uma parte delicada, é a região do joelho. Esta área sustenta todo o peso do corpo e, quando machucada, nos impede de realizar atividades simples, como correr, pular, agachar ou até mesmo caminhar.

Outra região problemática é o quadril. O ideal, nesses casos, é procurar um médico para que ele prescreva o tratamento adequado. No entanto, se você não pode ir imediatamente e deseja um tratamento caseiro e natural, veja a receita que trouxemos.

INGREDIENTES 1 colher (sopa) de hortelã seca 1 colher (sopa) de alecrim seco 1 colher (sopa) de tomilho seco 1 colher (sopa) de sálvia seca 1 litro de água

MODO DE PREPARO Coloque a água para ferver numa panela e adicione as ervas. Ferva por mais cinco minutos. Apague o fogo e deixe descansar por 15 minutos. Adicione mel, se desejar, para adoçar o sabor. Armazene a bebida na geladeira para conservar por mais tempo. Beba duas xícaras por dia. A primeira xícara deve ser consumida ainda em jejum, e a segunda antes de dormir. Siga a rotina por três semanas. Você notará que seus joelhos se fortalecerão e deixarão de doer, assim como seus ossos e seu quadril.

Por lesões ou doenças (crônicas ou não), uma dieta pobre, aliada à predisposição genética, pode ser uma receita desastrosa para as articulações. A boa notícia é que uma dieta equilibrada é uma boa aliada no combate às dores. Para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, listamos 10 alimentos (entre frutas, legumes e verduras) que ajudam a reduzir dores nas articulações:

  1. Laranja: Rica em bioflavonoides de citrino, com ação antioxidante, promove a dilatação dos vasos sanguíneos, boa circulação e atuação anti-inflamatória.
  2. Brócolis e couve: Fontes de antioxidantes, ricas em cálcio e com presença de sulforafano, substância que atua contra danos nas articulações.
  3. Abacaxi: Rico em vitamina C e bromelina, enzima que atua na digestão de proteínas e no bloqueio de agentes causadores de inflamações.
  4. Cebola: Fitonutrientes ajudam a reduzir as inflamações no corpo, especialmente a quercetina, antioxidante natural.
  5. Frutas vermelhas: Morango, framboesa e amoras são fontes de antocianinas, com ação anti-inflamatória e protetora sobre as cartilagens.
  6. Cúrcuma: Especiaria com propriedades anti-inflamatórias.
  7. Gengibre: Atua no inchaço e na dor, principalmente próximo à casca.
  8. Mamão papaia: A papaína reduz as inflamações em todo o corpo.
  9. Abacate: Rico em luteína e beta-sitosterol, combate radicais livres e atua como anti-inflamatório.
  10. Maçã: Antioxidante, ajuda no combate às inflamações e possui quercetina, que melhora a saúde dos vasos sanguíneos.

Tratamento natural para cuidar da cartilagem do joelho desgastada:

  • Gelo: Aplicar compressas de gelo em momentos de dor aguda pode aliviar o desconforto e controlar a inflamação, proporcionando alívio temporário.
  • Exercícios físicos: Alongamento, treino aeróbico e de resistência, e fortalecimento dos músculos ao redor da articulação reduzem a pressão nas áreas com cartilagem danificada. Além disso, atividades de baixo impacto como natação e hidroginástica são recomendadas.

Remédios caseiros para artrose e artrite:

  • Chá de alecrim: Ajuda na restauração da articulação, aliviando sintomas.
  • Chá de salgueiro e ulmária: Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
  • Compressa com linhaça: Atua na redução da inflamação.

Estes remédios naturais podem complementar o tratamento indicado pelo médico, proporcionando alívio dos sintomas. No entanto, não devem substituir o tratamento médico, e é importante informar o médico sobre o uso desses remédios.



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