CUSCUZ PAULISTA
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada
- Meio pimentão vermelho picadinho
- 2 latas de sardinha, escorridas
- 1 lata de milho, escorrido
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- Meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 ml)
- 2 xícaras (chá) de água (400 ml)
- 1 sachê de Tempero SAZÓN® Verde
- 1 colher (chá) de RECEITA DE CASA™ com Pimenta
- 1 xícara (chá) de farinha de milho (100 g)
- 1 tomate pequeno cortado em rodelas
- 1 ovo cozido cortado em rodelas
- Modo de Preparo:
- Em uma panela grande, coloque o óleo e aqueça em fogo médio. Acrescente a cebola e o pimentão, e refogue por cerca de 3 minutos, ou até eles murcharem.
- Junte a sardinha, o milho, a salsa, a polpa de tomate, a água, o Tempero SAZÓN® e o RECEITA DE CASA™, e deixe por 10 minutos, ou até ferver. Coloque a farinha de milho de uma só vez, mexendo até secar e desprender da panela.
- Retire do fogo, passe para uma fôrma redonda de furo central (19 cm de diâmetro) untada. Decore com o tomate em rodelas e com os ovos, após isso deixe amornar.
- Desenforme o cuscuz e sirva em seguida.
Dica: A massa do Cuscuz Nordestino é preparada com farinha de milho, enquanto o Cuscuz Paulista é feito com diversos ingredientes.
- Colorido e com uma montagem que chama atenção à mesa, o cuscuz paulista é um prato delicioso e aclamado no estado de São Paulo.
Com inspiração na culinária africana, essa receita passou por diversas mudanças ao longo dos anos e, hoje, além do popular cuscuz paulista de sardinha, é possível encontrar também o cuscuz paulista de frango, vegetariano, com atum e outras variações igualmente saborosas.
Além de ser apetitoso, o cuscuz de São Paulo também é um prato ideal para você que deseja variar o cardápio do dia a dia ou surpreender a família em datas comemorativas. Com ele, a sua mesa fica ainda mais alegre, festiva e cheia de sabores.
Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de preparo e sugestões de receitas de cuscuz paulista criativas e inovadoras. Acompanhe!
Dicas para preparar um bom cuscuz paulista
Incorporando a farinha de milho para cuscuz paulista: Um dos ingredientes essenciais no cuscuz paulista é a farinha de milho. E aqui vai uma dica extra de preparo: para que todos os flocos da farinha de milho sejam incorporados à massa no momento do cozimento, é importante seguir mexendo a mistura no fogo com o auxílio de uma colher ou espátula.
Decoração do cuscuz paulista: Ao preparar o cuscuz, lembre-se de reservar os ingredientes que você vai utilizar na decoração e finalização do prato. Assim, seu cuscuz terá a clássica aparência de um cuscuz paulista e deixará todos com água na boca só de olhar.
Substituindo o peixe no cuscuz paulista de sardinha: Quer fazer um cuscuz paulista, mas não tem sardinhas disponíveis na geladeira? Uma dica prática é fazer a substituição por anchovas. Fica uma delícia!
Montando o cuscuz paulista: No momento de montar o cuscuz paulista simples, disponha a massa na forma untada e pressione-a com a ajuda de uma colher para que fique bem compactada. Esse procedimento vai ajudar a dar o formato do seu cuscuz da maneira correta.
Desenformando o cuscuz: Lembre-se de esperar o cuscuz paulista amornar para desenformar. Ele pode ser servido morno ou frio, e é uma ótima opção para o almoço, jantar ou lanche.
Cuscuz paulista: receitas criativas com legumes, frango, muçarela e mais! Com sabor, suculência e muita versatilidade, o cuscuz paulista é um prato que consegue agradar diversos paladares. Tudo isso graças à possibilidade de encontrar tanto receitas de cuscuz paulista simples quanto mais elaboradas.
Deixe um comentário