“Gripe do Tomate”: Novo vírus identificado na Índia gera alerta mundial
Um novo vírus tem atraído atenção e causado preocupação entre os órgãos de saúde em todo o mundo.
Chamado inicialmente de “gripe do tomate”, o vírus já afetou cerca de 82 crianças menores de 5 anos nos estados de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia.
Recentemente, a revista científica “The Lancet” publicou um artigo intitulado “Surto de gripe do tomate na Índia”, relatando casos diagnosticados entre 6 de maio e 26 de julho de 2022.
Além disso, outras 26 crianças, entre 1 e 9 anos, foram diagnosticadas com a “gripe do tomate” na região de Odisha, também na Índia.
Especialistas explicam que o nome “gripe do tomate” foi dado devido às erupções vermelhas que aparecem no corpo dos infectados, formando bolhas do tamanho de um tomate, semelhantes às lesões causadas pela varíola.
Segundo infectologistas, trata-se de uma infecção viral que pode também afetar adultos imunossuprimidos. Apesar disso, a doença ainda é considerada rara, permanece em estado endêmico e não oferece risco de morte.
O tratamento recomendado para a “gripe do tomate” é similar ao de outras doenças virais: repouso, isolamento, compressas para aliviar a irritação na pele e muita hidratação.
O surgimento deste novo vírus gera alerta global, especialmente em um momento em que a pandemia de Covid-19 ainda não terminou e a varíola dos macacos está presente em vários países.
Deixe um comentário