Índice

Alguns fatores desencadeiam e agravam o problema: traumas na pele, como o atrito dos cotovelos com superfícies, abuso de bebida alcoólica, estresse, ansiedade, depressão e fatores imunológicos.

Os tratamentos mais comuns são tópicos, com a aplicação na pele de produtos geralmente à base de corticoide.

Existem bons tratamentos caseiros para a doença. Esses tratamentos – feitos com regularidade e persistência – costumam apresentar ótimos resultados.

Cinco desses tratamentos estão a seguir.

  1. Babosa Descasque uma folha de babosa e retire o gel que fica em seu interior com o auxílio de uma colher. Aplique este gel diretamente sobre a área com psoríase. Envolva com um plástico-filme (que a gente usa na cozinha para embalar alimentos) e deixe atuar por 15 minutos. Os melhores resultados são obtidos ao usar esta compressa de 3 a 4 vezes por dia, lavando a seguir somente com água.
  2. Bardana e dente-de-leão INGREDIENTES

1 colher (chá) de dente-de-leão 1 colher (chá) de folhas de bardana MODO DE PREPARO Coloque os ingredientes em uma jarra. Cubra com 500 mL de água fervente e deixe descansar por 10-15 minutos. Coe e sirva. Tome duas xícaras por dia até a melhora dos sintomas. Também pode ser tomado frio. IMPORTANTE – Mulheres não devem tomar este chá durante a gravidez.

  1. Água de bardana INGREDIENTES 2 raízes de bardana cortadas 2 litros de água MODO DE PREPARO Corte as raízes de bardana em pedaços pequenos, crus. Coloque dentro de 2 litros de água e deixe descansar por 2 dias. Depois, guarde na geladeira e beba um copo diariamente em jejum.
  2. Suco de inhame INGREDIENTES 1 maçã 1 limão 1 inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista Meio litro de água Mel ou açúcar mascavo (opcional) MODO DE PREPARO Esprema o limão, pique o inhame e a maçã. Bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo. O suco pode ser consumido diariamente.
  3. Vinagre de maçã (de boa qualidade e orgânico) Os ingredientes ativos do vinagre de maçã são ótimos para tratar e curar a psoríase. Misture partes iguais de vinagre de maçã e água. Depois aplique na região afetada. Se for no couro cabeludo, aplique com uma suave massagem. Deixe o vinagre ser absorvido pela pele ou couro cabeludo e não há necessidade de lavar.

CAUSAS DA PSORÍASE O QUE DESENCADEIA A PSORÍASE? Estudos realizados com gêmeos mostraram que a psoríase é uma condição genética ou hereditária. Mas gêmeos com psoríase podem ter experiências diferentes, já que a psoríase pode ser desencadeada por diversos fatores:

  • estresse, excesso de trabalho ou trauma emocional
  • roupas que esfregam na pele
  • alguns medicamentos comuns, incluindo betabloqueadores, anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, diclofenaco, etc.), lítio e tratamentos para malária
  • infecções (geralmente infecções no nariz e na garganta)
  • ferimentos na pele, como queimadura do sol ou tatuagens, podem desencadear a psoríase. Isso é chamado de Fenômeno de Koebner

SINTOMAS DA PSORÍASE QUAL O ASPECTO DA PSORÍASE? Na psoríase em placa, as pessoas desenvolvem áreas avermelhadas e ásperas na pele cobertas por descamação esbranquiçada. Essas placas surgem com mais frequência nas áreas do corpo de maior fricção: joelhos, cotovelos, abdômen e lombar. Elas também podem surgir no couro cabeludo, mãos e pés. As pessoas que sofrem de psoríase costumam desenvolver alterações nas unhas como áreas afundadas ou separação da unha (onicólise). Se você tem psoríase, continue lendo para descobrir as opções de tratamento disponíveis.

COMO TRATAR A PSORÍASE QUAIS AS DIFERENTES ALTERNATIVAS PARA A PSORÍASE? Não sabe qual opção de tratamento para psoríase é a mais indicada para você? Continue lendo para conhecer nosso guia especializado.

CREMES PARA PSORÍASE A solução padrão inicial para psoríase são cremes específicos. O médico pode receitar cremes de corticoide ou vitamina D3. Também existem alguns produtos excelentes disponíveis na farmácia, como os hidratantes a base de ureia. Ele ajuda a eliminar a descamação, previne o espessamento das placas e proporciona uma hidratação duradoura que acalma a coceira.

FOTOTERAPIA PARA PSORÍASE Na fototerapia, a pele é exposta a uma dose controlada de raios UVA/UVB. Isso pode desacelerar a produção de células da pele e reduzir a formação de placas. Mas não interprete isso como uma recomendação para ficar horas tomando banho de sol: Na fototerapia, a dose dos raios UVA/UVB é ajustada cuidadosamente pelo médico.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *