Índice

Pare de desperdiçar os poderes do orégano

Neste post, ensinaremos como fazer um chá simples para quem deseja desfrutar dos benefícios do orégano. Você já deve saber que é possível consumir o orégano fresco ou seco, não é mesmo?

E o bom é que podemos cultivá-lo em um vaso comum no quintal de nossa casa – dependendo do clima, ele cresce muito rápido.

Para quem não sabe, o orégano contém timol, uma substância cristalina com propriedades antissépticas e antifúngicas. E tem mais! A erva é perfeita para curar doenças respiratórias e doenças do estômago.

Para você ter uma ideia, o extrato de óleo de orégano ajuda a combater resfriados, febre e indigestão. Se o orégano não fazia parte da sua dieta, então é melhor reconsiderar.

Veja outros benefícios:

– Reduz a inflamação: Orégano tem potentes propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Além disso, é rico em ômega 3, ferro, magnésio, cálcio e cobre. Também há uma grande quantidade de vitaminas B6, C, E e K – esta última é indispensável para manter os ossos fortes. Por conter elevado nível de timol, o orégano também fortalece os músculos do corpo. – Desintoxica o organismo: Muitos pesquisadores investiram bastante tempo estudando o orégano. Valeu a pena! Os resultados mostraram que a planta é capaz de desintoxicar o corpo, principalmente o fígado, além de fornecer muitos minerais. – Cuidados com a pele: Sempre que se fala em tratamento natural para a pele, as pessoas costumam pensar em muitos produtos ricos em antioxidantes e outros nutrientes. E se esquecem do orégano, que contém altas concentrações de antioxidantes. Isso significa que seu uso evita o envelhecimento precoce e mantém a pele bastante saudável. – Melhora a saúde óssea: Como já dissemos, o orégano é capaz de fortalecer os ossos, graças à vitamina K. Mas não é só isso: a erva é rica em cálcio e ferro, necessários para manter a saúde dos ossos e prevenir a osteoporose. Portanto, os jovens devem aproveitar e acrescentar orégano à dieta. Uma das melhores formas é preparar o chá da planta: Controla a diabetes O consumo diário de orégano possui efeito antidiabético, já que é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, promovendo o equilíbrio do açúcar no sangue, podendo ser útil para ajudar no controle da diabetes e da pré-diabetes. Prevenir o envelhecimento precoce O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso, prevenindo o dano celular e mantendo a pele mais jovem e mais saudável. Ajuda na perda de peso Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano promovem a diminuição da inflamação e das gorduras do organismo, sendo um alimento muito útil para ser utilizado em dietas de emagrecimento, ajudando a reduzir o peso corporal de maneira mais eficaz. Combate vírus, bactérias e fungos O orégano possui propriedades que ajudam a tratar algumas infecções, como gripes, infecções urinárias, herpes e candidíase, já que seus compostos, como o carvacrol, diminuem a atividade dos microrganismos que causam essas infecções, ajudando a curá-las de forma mais rápida e, por isso, pode ser indicado como complemento ao tratamento médico.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *